Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índice europeu de ações sobe por dados e resultados empresariais

LONDRES (Reuters) – As bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira, com dados econômicos dos Estados Unidos e resultados empresariais ofuscando a cautela com a cúpula da União Europeia (UE).

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 0,06 por cento, aos 983 pontos, devolvendo boa parte dos ganhos do início do pregão por preocupações sobre a cúpula da UE, com desacordos permanecendo entre os líderes sobre questões importantes.

Resultados empresariais superaram previsões e impulsionaram as ações do grupo norueguês de telecomunicação Telenor e da companhia farmacêutica e química Merck, cujas ações subiram 8,5 e 5,3 por cento, respectivamente.

“Por trás de tudo isso está a perspectiva de uma crise financeira”, disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe da Brewin Dolphin. “O mercado quer algum indício de que há um acordo sobre o desconto para investidores de bônus e sobre o fundo de resgate.”

Lenhoff acrescentou que o mercado pode devolver a alta recente se as autoridades não conseguirem lidar com a gravidade da situação, mas que, por outro lado, se houver um acordo sólido sobre questões importantes, o mercado pode subir mais 10 por cento até o fim do ano.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,50 por cento, a 5.553 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,51 por cento, para 6.016 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,15 por cento, para 3.169 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,07 por cento, para 16.071 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,53 por cento, para 8.832 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,18 por cento, para 5.840 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)