Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índice de commodities do BC sobe 7,83% em setembro

A elevação foi liderada pelos preços de produtos agropecuários

O ritmo dos preços das commodities no Brasil foi bem mais forte que no mercado internacional

O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) registrou forte elevação no mês passado. Dados divulgados nesta quarta-feira pela instituição mostram que o indicador teve elevação de 7,83% em setembro na comparação com agosto e passou de 154,89 pontos para 167,01 pontos entre os dois meses. Com o forte aumento em setembro, o IC-Br registra aumento acumulado de 5,54% em 2011.

No mês passado, a forte elevação foi liderada pelos preços agropecuários, que tiveram avanço de 8,80% na mesma base de comparação. Segundo o BC, entre os preços do segmento estão carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e carne de porco. Entre os demais setores, os preços de commodities energéticas apresentaram elevação de 8,43% em setembro. Nesse caso, fazem parte o petróleo do tipo brent, gás natural e carvão. Entre as commodities metálicas, o aumento em setembro foi de 5,08% na comparação com agosto.

O ritmo dos preços das commodities no Brasil foi bem mais forte que no mercado internacional, já que o CRB – principal referência dos preços de commodities no mundo – teve elevação de 6,43% em setembro. No ano, o índice internacional registra alta de 7,61% até setembro.

(Com Agência Estado)