Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Indiano é nomeado primeiro chefe de banco dos Brics

Kundapur Vaman Kamath, presidente dos conselhos do ICICI, um dos maiores bancos estatais indiano, chefiará banco de desenvolvimento de emergentes

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h33 - Publicado em 11 Maio 2015, 12h46

O banqueiro indiano Kundapur Vaman Kamath foi nomeado como primeiro chefe do novo banco de desenvolvimento que está sendo montado pelos Brics, afirmou o secretário de Finanças da Índia, Rajiv Mehrishi, nesta segunda-feira. “Kamath foi indicado como chefe do banco dos Brics, a indicação se tornará efetiva quando ele se desvencilhar de suas atribuições atuais”, disse Mehrishi em Nova Délhi. Atualmente, Kamath é presidente dos conselhos do ICICI, um dos maiores bancos estatais indiano em ativos.

Os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, firmaram acordo para criar o banco de desenvolvimento de 100 bilhões de dólares em julho passado, dando um passo na direção de reorganizar o sistema financeiro internacional dominado pelo Ocidente.

Leia mais:

Em Davos, Brasil é menos Brics e mais América Latina

Dilma pode indicar Mantega para chefiar banco dos Brics

O Novo Banco de Desenvolvimento financiará projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento e terá Xangai, na China, como sede. O banco será chefiado por um indiano durante o primeiro mandato de cinco anos, seguido por um brasileiro e depois um russo.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade