Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Incertezas na Europa derrubam bolsas da Ásia

O principal índice nipônico perdeu 1,2%, afetado por relatórios das agências de classificação que criticaram os resultados da cúpula da UE

Por Da Redação 13 dez 2011, 05h42

O enfraquecimento do euro e o alerta sobre a queda no lucro do quarto trimestre da gigante norte-americana Intel deram um duplo golpe na Bolsa de Tóquio e fizeram o mercado do Japão passar para o vermelho nesta terça-feira. O índice Nikkei, principal referência do mercado acionário japonês, perdeu 101,01 pontos, ou 1,2%, e encerrou aos 8.552,81 pontos, após alta de 1,4% na sessão de segunda-feira.

Em outros mercados asiáticos, o índice de Seul encerrou em baixa de 1,88%. O mercado caiu 0,69% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan tombou 0,76%, enquanto o índice referencial de Xangai declinou 1,87%. Cingapura retrocedeu 0,59%. Na Oceania, a bolsa de Sydney fechou com desvalorização de 1,4%.

O índice nipônico também foi afetado pelos relatórios das agências de classificação de risco Moody’s e Fitch, que criticaram duramente os resultados da recém-concluída cúpula da União Europeia.

Gerente-geral de estratégia de investimento e de pesquisa da Daiwa Securities, Kazuhiro Takahashi comentou, contudo, que as expectativas de um grande resultado para solucionar a crise da dívida da zona do euro não eram tão altas assim. Dessa forma, o foco se desloca agora para os indicadores econômicos dos Estados Unidos que começam a ser divulgados no final do dia, com destaque para os números das vendas no varejo.

(Com Agência Estado e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade