Clique e assine com 88% de desconto

Importações de petróleo do Irã pelo Japão caem 12,2% em janeiro

Por Da Redação - 27 fev 2012, 12h24

TÓQUIO, 27 Fev (Reuters) – O Japão importou 12,2 por cento menos petróleo do Irã em janeiro, com relação ao mesmo mês de 2011, demostraram dados oficiais nesta segunda-feira, uma queda maior do que a redução total das importações de petróleo, com a intensificação da pressão dos EUA para se cortar os embarques do Irã.

Os Estados Unidos e a União Européia impuseram sanções às importações de petróleo do Irã com o objetivo de pressionar Teerã a abandonar seu controverso programa nuclear.

As importações totais do Japão caíram 2,1 por cento em janeiro ante um ano atrás, segundo dados do Ministério da Finanças.

Os embarques do Irã no mês passado, mesmo menores em uma base de ano a ano, superaram os níveis de dezembro devido a tendência de pico nos dois primeiros meses por conta do inverno no hemisfério Norte.

Publicidade

As importações pelo Japão de petróleo do Irã em janeiro somaram 1,70 milhão de quilolitros (345 mil barris por dia), alta de 30 mil barris diários sobre o 1,56 milhão de quilolitros (317 mil barris por dia) em dezembro.

O Japão é o terceiro maior consumidor mundial de petróleo, com importação média de 313,48 mil barris por dia (bpd) de petróleo iraniano em 2011, representando 8,8 por cento do total das importações.

(Reportagem de Osamu Tsukimori e Risa Maeda)

REUTERS LC RS

Publicidade