Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Impacto de plano de ajuste espanhol será de € 56 bilhões

O novo plano de ajuste aprovado na sexta-feira pelo governo espanhol terá um impacto de 56 bilhões de euros, sem levar em conta futuras medidas, como a “tributação ambiental”, indica um documento oficial em inglês divulgado neste sábado.

O governo espanhol aprovou na sexta-feira medidas para concretizar o que foi anunciado na quarta-feira por seu chefe, Mariano Rajoy, para economizar 65 bilhões de euros até o fim de 2014, realizando uma reforma da administração e um aumento do IVA a partir da setembro. No entanto, na sexta-feira o governo não forneceu números precisos.

Segundo um documento publicado em um site governamental em inglês, “o impacto estimado destas medidas é de aproximadamente 13,5 bilhões de euros no restante de 2012, 22,9 bilhões de euros em 2013 e 20 bilhões de euros em 2014”.

“Este cálculo exclui o impacto de futuras medidas, incluindo a tributação de energia e ambiental, que será anunciada” mais adiante, disse.

Entre as principais medidas do plano anunciado na sexta-feira figura o aumento do IVA, que “entrará em vigor a partir de 1 de setembro”, segundo o ministro da Fazenda, Cristóbal Montoro.

Outra das reformas importantes aprovadas no conselho de ministros foi a da administração pública, com a qual se prevê economizar 3,5 bilhões de euros e uma redução de 30% dos vereadores.