Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Impacto da Lava Jato no PIB brasileiro pode chegar a R$ 87 bi

Estudo feito pela FGV mostra que o país deve deixar de produzir em bens e serviços esse montante, o que vai afetar diretamente a atividade econômica em 2015

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) mostra que o Brasil deixará de produzir aproximadamente 87 bilhões de reais em consequência dos escândalos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato, o que afetará diretamente o resultado do Produto Interno Bruto (PIB). O trabalho, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, considera os efeitos da retração de gastos da Petrobras, que atinge diretamente a cadeia de fornecedores. A estatal já anunciou desinvestimentos de 27,5 bilhões de reais este ano, o que deve impactar em produção, emprego e arrecadação de impostos de 5,7 bilhões de reais.

Segundo o levantamento, o principal impacto deve ser visto nas construtoras porque muitas são alvo de investigação na Lava Jato e, além de terem suspensos seus contratos, estão com dificuldade de tomar crédito no mercado para tocar os projetos. Nesta semana, o grupo OAS entrou com pedido de recuperação judicial para nove de suas subsidiárias, solicitação que foi aceita nesta quinta-feira.

Só no setor de construção civil, a contribuição para o PIB deve cair 10 bilhões de reais. Além disso, o setor pode cortar 192.000 vagas de trabalho, o que refletirá na diminuição de 1,7 bilhão de reais nos salários pagos a funcionários. Os recolhimentos tributários serão, de acordo com as instituições, 652 milhões menores.

Leia mais:

Empreiteiras da Lava Jato começam a demitir em obra da Olimpíada

Juiz aceita pedido de recuperação judicial da OAS

(Da redação)