Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Iene forte poderia provocar êxodo industrial no Japão

Por Da Redação 12 out 2011, 22h00

Por Gustavo Nicoletta

Tóquio – Os membros do comitê de política monetária do Banco do Japão (BoJ) demonstraram preocupações com a possibilidade de a tendência de apreciação do iene provocar um êxodo das indústrias japonesas para outras nações, de acordo com a ata da reunião ocorrida entre 6 e 7 de setembro.

Segundo o documento, muitos membros apontaram fatores de risco no médio e no longo prazo “de a recente apreciação do iene não apenas exercer pressão sobre as exportações e os lucros corporativos, mas também acelerar a migração das unidades de produção japonesas para o exterior”.

Na reunião do início de setembro, as autoridades do BoJ decidiram manter a taxa referencial de juro na faixa de zero a 0,1% e não alteraram o volume do programa de compras de títulos do banco central.

O índice de atividade da indústria terciária do Japão caiu 0,2% em agosto na comparação com o mês anterior, para 98,1, segundo dados do Ministério da Economia do país. O índice mede a atividade econômica de 11 segmentos do setor de serviços. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade

Publicidade