Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Iene atinge maior nível frente ao dólar desde a Segunda Guerra

Entrada de recursos para a reconstrução do país pressiona a moeda japonesa

Por Da Redação 16 mar 2011, 19h47

O iene alcançou nesta quarta-feira seu nível mais alto frente ao dólar desde a Segunda Guerra Mundial – sendo cotado a 79,73 ienes por dólar. Analistas afirmam que a forte entrada de recursos no Japão para ajudar o país arrasado pode ser um dos fatores que fizeram o iene subir.

Nem mesmo a injeção de 5 trilhões de ienes do Banco Central na economia japonesa foram suficientes para conter o avanço. O cenário – guardadas as devidas proporções – se assemelha ao que ocorreu com o dólar no período da crise financeira, quando, em vez de se desvalorizar, a moeda americana adotou trajetória de alta.

Investidores examinam o impacto do terremoto seguido de tsunami no Japão. O mercado vê na valorização do iene um bom sinal. “Apesar de sabermos que haverá danos fortes à economia japonesa, não vemos o evento como um fator que enfraqueceria o iene no curto prazo. Isso poderia acontecer pela aversão ao risco, o que não está impactando no fluxo de capitais no Japão”, disseram os analistas da Nomura Global FX Research em comunicado enviado aos clientes na tarde desta quarta-feira.

“A aversão ao risco implica menor fluxo de capital ao exterior. Levando em consideração o fato de o Japão ser um país credor, a aversão ao risco pode até mesmo provocar repatriação de dinheiro investido no exterior”, informa o comunicado.

(Com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade