Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ICO reunida para eleger novo diretor-executivo

A Organização Internacional do Café (ICO, siglas em inglês) iniciou nesta segunda-feira uma reunião de cinco dias em Londres na qual deve ser eleito seu novo diretor-executivo para os próximos cinco anos.

Três candidatos, o brasileiro Robério Oliveira Silva, o mexicano Rodolfo Trampe Taubert e o indiano G.V. Krishna Rau aspiram ao posto ocupado de forma interina desde novembro de 2010 pelo brasileiro José Sette, que substituiu o titular Néstor Osorio depois que este foi nomeado embaixador da Colômbia na ONU.

“Os candidatos fizeram apresentações diante do Conselho (Internacional do Café) nesta manhã e o processo deve continuar durante a tarde”, declarou um porta-voz da organização sediada na capital britânica, sem informar quando terminará.

Embora o Conselho adote normalmente suas decisões por consenso, a eleição parece estar mais disputada nesta ocasião, razão pela qual pode ocorrer uma votação na reunião realizada a portas fechadas com os 77 países membros da organização.

O brasileiro Robério Oliveira Silva, atual diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, parece ser o favorito para dirigir a organização até 2016.

O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, e o segundo consumidor.

Já o México apresenta Rodolfo Trampe Taubert, coordenador-executivo da Associação Mexicana da Cadeia Produtiva do Café (AMECAFE).