Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa sobe, interrompe sequência de seis quedas semanais

Por Danielle Assalve

SÃO PAULO, 8 Jun (Reuters) – Apesar do pregão morno na Bovespa nesta sexta-feira, com investidores cautelosos à espera do anúncio de um possível pacote de resgate aos bancos da Espanha no sábado, o principal índice da bolsa paulista fechou a semana em alta, interrompendo uma sequência de seis baixas semanais consecutivas.

O Ibovespa subiu 0,51 por cento nesta sexta-feira, a 54.429 pontos, em um pregão espremido entre o feriado da véspera e o fim de semana. O giro financeiro foi de 5,43 bilhões de reais. Na semana, o índice acumulou alta de 1,92 por cento.

“O mercado está esperando o fim de semana para ver o que vai acontecer, existe grande expectativa de que a União Europeia anuncie um pacote de capitalização para os bancos espanhóis”, disse o economista Pedro Paulo Silveira, da Tov Corretora.

“O que me deixa espantado é que líderes no mundo todo falam que vão fazer algo para a economia, mas até agora não se fez nada. É hora de agir, a falta de ação é perigosa para a economia mundial. Os mercados embarcaram em um otimismo esperando alguma medida, mas se nada acontecer, vão sofrer ainda mais.”

Fontes da União Europeia e da Alemanha disseram à Reuters que a Espanha deve pedir no fim de semana ajuda europeia para recapitalizar os bancos do país. Vice-ministros das Finanças do bloco farão uma conferência no sábado de manhã para discutir o pedido espanhol de pacote de ajuda, embora nenhum número para assistência tenha sido ainda determinado.

“Tudo é possível”, disse o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constancio, questionado sobre a notícia durante entrevista a uma rádio portuguesa.

Em Wall Street, o índice Dow Jones subiu 0,75 por cento e acumulou alta de 3,6 por cento na semana. Mais cedo, o principal índice das ações europeias fechou em queda de 0,3 por cento.

Na bolsa paulista, a Gafisa disparou na sessão e respondeu pela maior contribuição para a alta do Ibovespa. O papel subiu 16,43 por cento, a 2,48 reais, após a companhia ter informado que emitirá 70,25 milhões de ações na conclusão do processo de compra da Alphaville Urbanismo.

Analistas do Itaú BBA, em relatório, afirmaram que a operação é “favorável” aos acionistas da Gafisa, apesar de resultar em diluição de 14 por cento.

A ação ordinária da Usiminas avançou 8,48 por cento, a 8,70 reais, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter autorizado a CSN a realizar operações em bolsas de valores envolvendo os papéis da Usiminas, incluindo operações de derivativos.

Em sentido oposto, as maiores baixas do índice ficaram com as ações ordinárias da Brookfield Incorporações e da Ultrapar, com quedas de 3,46 e 2,97 por cento, respectivamente, a 3,35 reais e 41,50 reais.

Dentre as blue chips, a preferencial da Petrobras caiu 1,1 por cento, a 18,88 reais, enquanto a da Vale teve alta de 0,86 por cento, a 37,33 reais. A ordinária da OGX subiu 0,8 por cento, a 10,14 reais.