Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ibovespa abre em alta com entrega do texto da reforma da Previdência

Texto foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro pessoalmente ao Congresso

Por André Romani - Atualizado em 20 fev 2019, 14h00 - Publicado em 20 fev 2019, 10h45

A Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, abriu em alta com o detalhamento de pontos da reforma da Previdência, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro pessoalmente ao Congresso nesta quarta, 20. Às 10h30, o índice estava em alta de 0,85%, aos 98.494 pontos.

O dólar abriu em queda e é negociado no patamar de 3,70 reais na manhã desta quarta.

A Ibovespa subiu por volta de 800 pontos logo quando abriu, na manhã desta quarta-feira, 20, às 10h. Porém, às 11h40 já tinha caído 1.500 pontos, motivado pela “emoção” do mercado, explica o analista da Rico Investimentos, Thiago Salomão. O pregão voltou a se equilibrar e opera com uma leve alta de 0,09% às 14h, o que deve se manter pelo resto do período. O dólar cai a 0,054% no mesmo horário.

O analista explica que o mercado estava ansioso pela divulgação do texto oficial da proposta da reforma da Previdência, por isso a alta. Com a apresentação, falta a próxima fase para a proposta ser aceita, “agora é hora de negociar”, afirma, se referindo ao Congresso, por isso a baixa, pela euforia da notícia ter passado. Salomão usou o jargão “o mercado sobe no boato e cai no fato” para explicar o movimento desta manhã, e enfatiza que o mesmo não indica falta de positividade do mercado, pelo contrário, “pra gente a notícia é super positiva”, afirma.

O diagnóstico do governo é que ocorra uma economia de 189 bilhões de reais em 4 anos e 1,16 trilhão em 10 anos, contando com uma mudança posterior na aposentadoria dos militares. A expectativa agora é pela fala de especialistas da Previdência Social que vão detalhar melhor o texto proposto.

Continua após a publicidade
Publicidade