Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IBM compra 20% de empresa tecnológica de Eike Batista

Rio de Janeiro, 4 abr (EFE).- A companhia americana IBM anunciou nesta quarta-feira a compra de 20% da SIX Automação, empresa focada na área de tecnologia do magnata brasileiro Eike Batista.

Como parte do acordo, cujo valor não foi divulgado, a IBM contribuirá com a criação de softwares e serviços para os setores de petróleo, mineração e construção naval, as principais áreas de negócio das companhias que formam o conglomerado EBX, de propriedade de Batista.

Em comunicado, o grupo EBX disse que espera que a experiência da IBM sirva para potencializar a entrada da SIX Automação no mercado de soluções tecnológicas industriais.

A IBM vai desenvolver as atividades de tecnologia de informação do grupo EBX, em um contrato de dez anos de duração e com valor estimado de US$ 1 bilhão.

O acordo contempla todas as atividades do grupo EBX, incluindo as operações no Chile e na Colômbia, conforme o comunicado conjunto.

Na semana passada, Eike vendeu uma participação de 5,63% das ações preferenciais da EBX ao fundo de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, por US$ 2 bilhões.

Eike Batista é o homem mais rico do Brasil e o sétimo do mundo, segundo a classificação da revista ‘Forbes’, e é dono do conglomerado EBX, composto entre outras empresas pela companhia petrolífera OGX, a mineradora MMX, a logística LLX, a companhia de construção naval OSX e a operadora portuária PortX.

A SIX Automação é uma das companhias mais novas do conglomerado e foi fundada em outubro, depois da aquisição da empresa AC Engenharia. EFE