Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IBM compra 20% da SIX, de Eike Batista

Contrato concede à IBM exclusividade na prestação serviços à EBX a um custo estimado de 1 bilhão de dólares

A IBM anunciou nesta quarta-feira uma aliança com a EBX, de Eike Batista, ao adquirir 20% da SIX Soluções Inteligentes, subsidiária do grupo.

O contrato concede à IBM exclusividade na prestação de certos serviços à EBX pelo prazo de 10 anos, a um custo estimado de 1 bilhão de dólares.

De fato, Eike Batista e o grupo americano fecharam dois acordos. Um para a compra de 20% da Six e outro de prestação de serviços.

“EBX e IBM anunciam um acordo estratégico que compreende: investimentos da IBM na SIX Automação e a criação, na SIX Automação”, de um centro conjunto de sistemas tecnológicos e de pesquisas e desenvolvimento focalizados, principalmente, em recursos naturais e infraestrutura, delegando à IBM as operações de tecnologia e informação do EBX Group”.

“Com base neste acordo, a IBM adquirirá 20% da SIX Automação”, empresa fundada em outubro de 2011.

“O acordo também concede à IBM a responsabilidade por atividades operacionais de tecnologia de informação do grupo EBX através de um contrato (…) de aproximadamente 1 bilhão de dólares em 10 anos”.

Segundo a empresa, a IBM contribuirá com soluções inteligentes de indústria, provendo novos produtos, softwares e serviços que complementem a SIX Automação nos setores de Petróleo e Gás, Mineração, Construção Naval, Portos e outros a serem definidos. A sociedade prevê a realização conjunta de programas de pesquisa e propriedade intelectual com foco nos segmentos de recursos naturais e sustentabilidade e nas necessidades de negócios do grupo EBX e do mercado.

(Com agência France-Presse)