Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IBGE: receita nominal do varejo cresce 0,6% em junho

Por Daniela Amorim

Rio – A receita nominal do comércio varejista cresceu 0,6% em junho, na comparação com maio, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2010, a alta na receita foi de 12,1%. No ano, a receita nominal do comércio acumula expansão de 12,2% e, em 12 meses, de 13,3%. A média móvel trimestral ficou em 0,7%.

O IBGE informou hoje que as vendas do comércio varejista subiram 0,2% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. Na comparação com junho do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 7,1% em junho deste ano.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista subiu 0,3% no trimestre encerrado em junho ante o terminado em maio, segundo divulgou o instituto.

Revisão

O IBGE revisou a taxa de variação das vendas do comércio varejista em maio, na comparação com o mês anterior. O volume de vendas foi recalculado de alta de 0,6% para alta de 0,7%.

Também houve revisão nas vendas de fevereiro ante janeiro, que passaram de uma alta de 0,2% para alta de 0,1%; na taxa de janeiro ante dezembro, que saiu de alta de 1,4% para alta de 1,3%: e na taxa de dezembro ante novembro, que saiu de alta de 0,2% para alta de 0,1%.