Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

IBGE: Produção industrial tem maior alta em outubro desde 2013

Crescimento foi de 5,3% na comparação com o mesmo período do ano passado; em relação a setembro, houve alta de 0,2%, a segunda consecutiva

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h37 - Publicado em 5 dez 2017, 09h48

A produção industrial avançou 5,3% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. É a maior alta nesse tipo de comparação desde abril de 2013, segundo divulgou o IBGE nesta terça feira. Em relação a setembro, o avanço foi de 0,2%, a segunda alta mensal consecutiva. Apesar do avanço no mês, a produção da indústria está em níveis similares a 2009.

O levantamento do IBGE indica que a alta em outubro em relação ao mesmo período de 2016 foi disseminada. Houve resultados positivos “em todas as quatro grandes categorias econômicas, 22 dos 26 ramos, 61 dos 79 grupos e 61,9% dos 805 produtos pesquisados”, diz a instituição.

A maior contribuição no período foi do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que subiu 27,4%. O resultado foi impulsionado principalmente pela fabricação de automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, veículos para transporte de mercadorias e autopeças.

Continua após a publicidade

No confronto com setembro, houve alta em  quinze dos 24 ramos pesquisados. “Entre os setores, as principais influências positivas foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), com ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior”, diz o IBGE.

No lado negativo, o maior peso foi em produtos alimentícios (queda de 5,7%), seguido de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%) e de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-3,2%)

A produção industrial acumula alta de 1,9% no ano frente ao mesmo período de 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.