Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IBGE: Produção industrial tem maior alta em outubro desde 2013

Crescimento foi de 5,3% na comparação com o mesmo período do ano passado; em relação a setembro, houve alta de 0,2%, a segunda consecutiva

A produção industrial avançou 5,3% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. É a maior alta nesse tipo de comparação desde abril de 2013, segundo divulgou o IBGE nesta terça feira. Em relação a setembro, o avanço foi de 0,2%, a segunda alta mensal consecutiva. Apesar do avanço no mês, a produção da indústria está em níveis similares a 2009.

O levantamento do IBGE indica que a alta em outubro em relação ao mesmo período de 2016 foi disseminada. Houve resultados positivos “em todas as quatro grandes categorias econômicas, 22 dos 26 ramos, 61 dos 79 grupos e 61,9% dos 805 produtos pesquisados”, diz a instituição.

A maior contribuição no período foi do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que subiu 27,4%. O resultado foi impulsionado principalmente pela fabricação de automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, veículos para transporte de mercadorias e autopeças.

No confronto com setembro, houve alta em  quinze dos 24 ramos pesquisados. “Entre os setores, as principais influências positivas foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), com ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior”, diz o IBGE.

No lado negativo, o maior peso foi em produtos alimentícios (queda de 5,7%), seguido de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%) e de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-3,2%)

A produção industrial acumula alta de 1,9% no ano frente ao mesmo período de 2016.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    A Humanidade é por natureza destinada a prosperidade, está no seu DNA. O problema é que alguns “ideólogos”, “filósofos” e o Estado acham que há alguma coisa de errada com o mundo e começam a atrapalhar este processo natural. Viva o Capitalismo!

    Curtir

  2. news da hora

    A taxa de 7.5 % de juros é altíssima . Nos países organizados não chega a 3 % . Tem que acabar com a máfias dos Banqueiros . E começar abrir linhas de créditos para os micro , pequenos , médios . Sé assim a economia volta a crescer de verdade . E os empregos voltam .

    Curtir