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IBGE estima queda nas vendas de veículos

Os preços mais altos, uma possível redução do crédito e a demanda saturada são os motivos apontados para a queda

Por Da Redação 13 dez 2011, 09h48

As expectativas para as vendas no varejo de automóveis não são boas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os motivos apontados pelo órgão para a queda nas projeções são os preços mais altos, uma possível redução do crédito e a demanda saturada.

As vendas varejistas de automóveis e motos, partes e peças recuaram 2,8% em outubro em relação a setembro. A queda foi ainda maior na comparação com outubro de 2010, de 4%, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). “Primeiro, o governo aumentou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de importados, porque as próprias montadoras estavam importando automóveis para a venda aqui no Brasil. Então o governo inibiu isso com o aumento de IPI e o custo aumentou”, apontou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

“Em segundo lugar, acho que houve muitas vendas em 2009 e 2010, então há uma saturação no mercado”, acrescentou. Pereira contou ainda que há indícios de um aumento na inadimplência em financiamentos de automóveis, o que poderia levar a uma redução nessa modalidade de crédito. “Como é uma atividade muito sensível ao crédito, pode ter uma piora nas vendas de automóveis. Temos que pagar para ver”, disse.

(Com Agência Estado)

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