Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iberia cria empresa aérea de baixo custo para sobreviver

Empresa espanhola lança a Iberia Express, com voos a partir de 25 euros, após perder a liderança do mercado nacional para a irlandesa Ryanair em 2011

A Iberia lançou nesta sexta-feira uma companhia aérea de baixo custo, a Iberia Express. Desafiando a oposição de sindicalistas, a empresa espanhola busca soluções para sua sobrevivência comercial e financeira. Também nesta sexta-feira, o jornal La Tribune publicou que a franco-holandesa Air France KLM estuda criar uma subsidiária de baixo custo para aumentar sua rentabilidade.

As companhias aéreas europeias estão enfrentando dificuldades por uma série de fatores como os preços de combustíveis em alta, a fraca demanda de consumidores por causa da crise do euro, o peso de novos tributos no continente sobre viagens aéreas e a ferrenha competição de empresas de baixo custo, como a Ryanair.

No ano passado, a irlandesa Ryanair superou a Iberia, parte da International Airlines Group (IAG), como a companhia aérea líder da Espanha em número de passageiros. A empresa espanhola tem encontrado dificuldades para gerar receita com seu modelo tradicional de negócios porque quase metade de todos os voos na Espanha atualmente é de baixo custo.

Início das operações – A Iberia Express terá duas classes, executiva e turística, e quatro opções de preços a partir de 25 euros. A divisão de baixo custo vai começar a operar em 25 de março de Madri a Mallorca, Alicante, Málaga e Sevilha. “O que não era lucrativo se torna lucrativo a partir de hoje”, disse o presidente-executivo da Iberia, Rafael Sanchez-Lozano.

A companhia aérea, com cerca de 500 funcionários, planeja voar para 17 destinos nacionais e europeus neste ano e espera atrair 2,5 milhões de passageiros. Ela será membro da aliança aérea Oneworld e também foi concebida para alimentar as rotas mais lucrativas da Iberia para a América Latina.

(Com agência Reuters)