Iberia cancela dois voos São Paulo-Madri em mais um dia de greve
Esta já é a quarta rodada de paralizações e sindicato de pilotos contesta criação da Iberia Express, filial de baixo custo

A companhia aérea espanhola Iberia cancelou 120 voos programados para esta sexta-feira, após o sindicato dos pilotos espanhois, o Sepla, entrar em sua quarta onda de paralisações. Entre os voos cancelados estão dois entre Madri e São Paulo.
Dos 120 voos suspensos, há 57 para destinos dentro da Espanha, 53 de média distância (para localidades da Europa) e dez transoceânicos. A espanhola estima que as greves causam perdas de aproximadamente 3 milhões de euros por dia.
Motivo – O Sepla alega que a criação da Iberia Express, filial de baixo custo da companhia, é uma ameaça a empregos e condições de trabalho. Contudo, a espanhola afirma que a filial, que começou a operar em 25 de março, é essencial para aumentar a lucratividade do grupo. Na última terça-feira, foram anunciados cortes de 20% nos salários dos pilotos, uma economia anual de 62 milhões de euros.
Na semana passada, a Iberia entrou na justiça para a Iberia recorreu à justiça para impedir a greve planejada para os próximos meses e para buscar compensação por 12 dias de paralisações entre dezembro e março. O sindicato de pilotos convocou 30 jornadas de greve, que começaram em 9 de abril, quando 150 voos foram cancelados e vão acontecer em todas as segundas e sextas-feiras até 20 de julho.
A Iberia já anunciou que para a próxima segunda-feira, quinta jornada de greve, serão cancelados 125 voos, ou seja, 37% dos 334 programados. Destes, são oito de longo percurso, 57 de média distância e 60 domésticos.
(com EFE e Reuters)