Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Iberia cancela 230 voos no segundo dia de greve

Governo espanhol nomeou um mediador para tentar aproximar companhia aérea e funcionários e evitar novos transtornos nos próximos dias

Por Da Redação 5 mar 2013, 10h50

A companhia aérea espanhola Iberia cancelou 230 voos nesta terça-feira, no segundo dia de greve dos trabalhadores contra um plano de reestruturação que prevê aproximadamente 4.000 demissões.

O plano de reestruturação apresentado pela IAG, o consórcio nascido da fusão da Iberia com a britânica British Airways (BA), prevê também uma redução de 15% de suas capacidades a partir deste ano. Os sindicatos denunciam que o plano busca o desmantelamento da Iberia em favor da British Airways.

A Iberia cancelou 76 voos, 40% de sua atividade programada para esta terça-feira, segundo dia de uma nova semana de protestos convocada pelos sindicatos até a próxima sexta-feira, após uma primeira série de paralisações entre 18 e 22 de fevereiro. Outras três companhias que operam ou compartilham serviços com a Iberia, Air Nostrum, Iberia Express e Vueling, também suspenderam 89, 22 e 52 voos respectivamente.

Leia também:

Contra 3,8 mil demissões, funcionários da Ibéria iniciam nova rodada de greve

Os passageiros afetados foram redistribuídos em outros voos ou receberam o dinheiro da passagem, como já havia acontecido na semana anterior de paralisações.

Os funcionários da Iberia foram convocados a 15 dias de greve, de 18 a 22 de fevereiro, de 4 a 8 de março e de 18 a 22 de março, para protestar contra as 3.800 demissões anunciadas pelo grupo como parte de um plano de ajuste.

O governo espanhol nomeou um mediador para tentar alcançar um acordo entre os trabalhadores e a empresa.

(Com agência AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade