Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hypermarcas tem perspectiva de rating rebaixada por S&P

Por AE

São Paulo – A Standard & Poor’s alterou a perspectiva dos ratings atribuídos na escala global e na escala nacional à Hypermarcas, de estável para negativa. Ao mesmo tempo, a S&P reafirmou os ratings da empresa na escala global, incluindo seus ratings de crédito corporativo BB-, e rebaixou o rating na escala nacional, de brA+ para brA-.

“A alteração na perspectiva indica que poderemos rebaixar os ratings da Hypermarcas se houver um enfraquecimento em sua liquidez ou se a empresa não melhorar sua geração de caixa durante o primeiro semestre de 2012” disse a analista de crédito da agência, Débora Confortini, em relatório com data de ontem.

O desempenho operacional e financeiro da empresa nos últimos trimestres foi fraco, e suas margens deverão continuar pressionadas até que se reduzam os estoques na cadeia de distribuição, o que deverá ocorrer no início de 2012, diz a S&P.

Ajustes

Segundo a agência de classificação de risco, a Hypermarcas tem tomado diversas medidas para ajustar sua estratégia de distribuição, em especial no seu segmento de medicamentos isentos de prescrição médica (OTC), e está tentando reequilibrar seu portfólio de produtos com o desinvestimento de negócios menos rentáveis.

A reafirmação dos ratings na escala global reflete o fato de a empresa utilizar os recursos obtidos com a venda desses ativos, no valor de R$ 445 milhões para reduzir os níveis de endividamento, uma administração mais prudente do seu capital de giro e a expectativa de que suas margens deverão melhorar em 2012, diz o relatório.