Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Holanda deverá convocar eleições após fracasso sobre orçamento

Por Da Redação 21 abr 2012, 13h55

AMSTERDÃ, 21 Abr (Reuters) – A Holanda deverá ter eleições antecipadas, após o fracasso das negociações sobre o orçamento, mas o primeiro-ministro, Mark Rutte, disse que vai tentar chegar a um acordo com o parlamento para manter a confiança dos mercados.

“As eleições são de se esperar agora. Falarei com o parlamento sobre como lidar com essa situação”, disse Rutte a repórteres.

As negociações sobre o orçamento fracassaram entre o governo minoritário formado pelos liberais de Rutte e os democratas-cristãos e o populista Partido da Liberdade populista do político anti-imigração Geert Wilders.

Wilders rejeitou o pacote de cortes orçamentários e convocou eleições antecipadas “tão cedo quanto possível.”

“Eu estava esperando que teríamos algo, mas este pacote é inaceitável para o nosso partido e o país”, acrescentou. “É hora de ir para os eleitores holandeses”, disse ele.

O desacordo sobre o orçamento, para o qual as negociações se arrastaram por semanas, ameaçou a estabilidade do governo de minoria.

As medidas de ajuste são essenciais para que a Holanda retorne para um nível de déficit de três por cento do PIB, objetivo da União Europeia.

(Reportagem de Anthony Deutsch)

Continua após a publicidade
Publicidade