Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Híbridos e Clio lideram em eficiência e consumo

A autonomia dos carros híbridos é maior justamente pela ajuda obtida do motor elétrico, que é movido a baterias

Os veículos híbridos, movidos por meio de dois motores – um a combustão, outro elétrico – lideram o ranking de eficiência energética e consumo para este ano de 2013, divulgado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre os 327 modelos, de 25 marcas, o Ford Fusion foi o líder e recebeu nota A na avaliação do Inmetro, com o consumo de 16,8 quilômetros por litro (km/l) de gasolina na cidade e de 16,9 km/l na estrada, o melhor entre os avaliados.

O modelo de luxo da Ford foi seguido pelo Toyota Prius, cuja comercialização no Brasil começa em março. O modelo, mostrado no Salão do Automóvel, em outubro passado, faz 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l e na cidade com gasolina. A autonomia dos híbridos é maior justamente pela ajuda obtida do motor elétrico, movido a baterias.

Leia também:

Audi vende mais em 2012, mas BMW continua na liderança no mercado de luxo

Entre os carros a combustão, o destaque é o Renault Clio Flex, com o menor consumo entre todos os modelos. Segundo o Inmetro, o carro da montadora francesa faz 9,5 km/l de etanol na cidade e 10,7 km/l na estrada, bem como 14,3 km/l com gasolina na cidade e 15,8 km/l na estrada. Já os luxuosos modelos importados da Volvo são os que mais gastam de acordo com o a pesquisa do Inmetro. Das principais montadoras do Brasil, apenas a General Motors não participou do levantamento, que pode ser consultado no endereço do Inmetro (www.inmetro.gov.br).

(com Estadão Conteúdo)