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Hering antecipa em 1 ano meta de inauguração de lojas

Por Da Redação
25 out 2011, 09h00

Por Rodrigo Petry

São Paulo – Por trás do maior ritmo de inaugurações de lojas Hering Store no País está um trabalho de análise regional, com consultores locais, para avaliar quais os novos mercados potenciais para as franquias da rede. O resultado dessa estratégia começou a dar resultado e fez a companhia chegar à 400ª loja da rede com quase um ano de antecedência em relação ao programado. Isso, inclusive, levou a empresa a ampliar de 71 para 86 a programação de inaugurações de lojas Hering Store para esse ano.

Segundo o diretor comercial da Cia Hering, Ronaldo Loos, dentro desse processo de expansão, pela primeira vez houve um equilíbrio na abertura das franquias por regiões, com destaque para o Norte e o Nordeste. “Apesar do mercado estar um pouco menos animado do que nos anos anteriores, estamos encontrando parceiros Brasil a fora dispostos a investir na franquia da Hering Store. Dessa forma, conseguimos acelerar nosso processo de expansão acima do previsto inicialmente”, disse à Agência Estado.

Loos destacou que o aperfeiçoamento do trabalho por meio dos consultores regionais começou no ano passado. “Antes, o processo de expansão era muito centralizado, mas a descentralização nos proporcionou dar velocidade à expansão e entender melhor as oportunidades para abertura de franquias no restante do País, compreendendo estes consumidores e os gestores de shoppings”, disse. Segundo ele, atualmente o único Estado que não conta com uma franquia da Hering é Roraima.

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O diretor da Hering ressaltou ainda que em algumas regiões do País há mais candidatos a franqueadores do que lojas disponíveis. Além disso, ele comentou que a empresa realiza uma análise detalhada do ponto de venda e também do postulante à franquia. “Realizamos um rigoroso processo de viabilidade da operação e, principalmente, se o investidor tem capacidade de suportar os investimentos necessários”, disse.

Segundo ele, parte dos novos franqueados são varejistas que já comercializam marcas da companhia por meio de lojas multimarcas. “Antes, a maior demanda era por antigos franqueados da Hering. Hoje, como estamos entrando em novas cidades, há uma tendência de maior distribuição. Buscamos investidores que conheçam a região.”

Estudos elaborados pela empresa como base em premissas de penetração da marca e dados socioeconômicos mostram que a Hering Store tem potencial para chegar a 604 lojas no Brasil. “À medida que PIB, renda e consumo crescem, e também se decidirmos entrar em cidades ou regiões menores, este número certamente poderá ser ampliado”, afirmou o presidente da empresa, Fabio Hering. A expectativa atual da companhia é encerrar 2011 com 433 unidades.

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Para o sócio diretor da Ba Stockler e professor da FIA/Provar e FGV, Luis Henrique Stockler, a aceleração da expansão da Hering passa por frutos plantados lá atrás. “A empresa aumentou as responsabilidades dos gerentes regionais, que antes eram mais focados no abastecimento das lojas e, hoje, viraram gestores comerciais de vendas, operações e expansão”, destacou.

Segundo Stockler, a força da marca Hering facilita o ingresso em novas cidades, principalmente as menores. No entanto, ele alerta que nessas praças, em muitos casos, o franqueado pode competir com a própria Hering, já que muitos varejistas vendem a marca por lojas multimarca. Ele calcula que haja atualmente 10 mil pontos de venda multimarca comercializando produtos Hering.

Desde o final dos anos 90 a empresa se reinventa, deixando de lado o foco na produção de linhas de roupas básicas. “O consumidor brasileiro vem se sofisticando e procura novidades, lançamentos, coleções e moda”, disse Fabio Hering.

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