Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo europeu ganha licitação para construir satélite de comunicação e defesa

Equipamento será usado pelas Forças Armadas e também ajudará no plano de universalização da banda larga do governo

O governo federal anunciou nesta segunda-feira que escolheu o consórcio europeu Thales Alenia Space para a construção do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, do qual a Arianespace será a responsável pelo lançamento.

Segundo um comunicado do Ministério das Comunicações, a oferta do grupo europeu superou as outras duas finalistas, Mitsubishi Electric e Space Systems-Loral.

Para decidir o vencedor da licitação, o governo levou em conta a solução técnica, o custo, o cronograma de construção, os riscos e as condições de transferência de tecnologia, entre outros aspectos, segundo a nota.

O satélite geoestacionário atenderá as necessidades de comunicações das Forças Armadas e será utilizado no plano de universalização da banda larga do governo.

O satélite será construído em associação com a companhia estatal Visiona, que é integrada pela Embraer e pela Telebras. Ao anunciar o projeto em 2012, o governo calculou que o satélite exigiria investimentos de 750 milhões de reais.

(com agência EFE)