Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Greve de funcionários no aeroporto de Frankfurt provoca cancelamentos

Frankfurt (Alemanha), 16 fev (EFE).- Os funcionários que trabalham nas pistas do aeroporto de Frankfurt iniciaram nesta quinta-feira uma greve de dois dias que provocará cancelamentos e atrasos em metade dos voos previstos.

Neste primeiro dia de greve, a paralisação começou às 12h (de Brasília) e deve se estender por sete horas.

A sociedade que administra o aeroporto – o maior da Europa continental -, a Fraport, quer garantir, ao menos, metade do tráfego aéreo em Frankfurt, por onde passam diariamente 100 mil passageiros.

A companhia aérea alemã Lufthansa suspendeu 100 voos. Entre os cancelamentos não há conexões intercontinentais, ao contrário do que foi informado pela empresa inicialmente.

Outras grandes companhias aéreas como a American Airlines e a Delta Airlines não foram afetadas e operaram seus voos com normalidade. Já a francesa Air France prevê apenas alguns atrasos.

A ação continuará na sexta-feira das 5h às 19h (de Brasília) se não houver avanços nas negociações da Fraport com o Sindicato de Segurança Aérea (GdF, em alemão).

O sindicato pede aumento salarial considerável e melhoria das condições trabalhistas para os responsáveis pela segurança dos aviões em terra e os encarregados de dirigir os veículos nas pistas. EFE

aia/mj-dm