Gregos Alpha Bank e Eurobank Ergasias anunciam fusão
A segunda e a terceira das maiores instituições bancárias do país se unem para tentar sanar ps problemas do setor no país

As duas maiores instituições de crédito da Grécia, o Alpha Bank e o EFG Eurobank Ergasias, anunciaram nesta segunda-feira sua fusão, que deverá resultar no maior banco do país, em uma tentativa de resolver os vários problemas do setor bancário grego. “Estou confiante de que a nova entidade combinada será um importante agente para o desenvolvimento econômico do país”, disse o presidente do Eurobank, Efthymios Christodoulou. “Está bem posicionado não somente para fazer frente à atual turbulência econômica, mas para criar novas oportunidades e ter papel fundamental no crescimento futuro da região”.
As ações de ambos bancos ficaram suspensas na Bolsa de Atenas e as operações já foram retomadas. No total, 57,5% do capital do novo banco pertencerá aos atuais acionistas do Alpha e 42,5% aos do Eurobank. O percentual exato da participação do fundo de investimentos Paramount services ltd, do Qatar, que já tem 5% do capital do Alpha, não foi revelado. Mas os especialistas acreditam que vai adquirir uma participação de até 16% no novo banco.
(Com Agência Estado e Agence France-Presse)