Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Grego Eurobank venderá filial turca ao Burgan, do Kuwait

Por Angelos Tzortzinis - 9 abr 2012, 13h54

O Eurobank, terceiro maior banco grego, anunciou nesta segunda-feira um acordo com o Burgan (Kuwait) para a venda de sua filial turca Eurobank Tefken por 272,7 milhões de euros.

“A transação será concluída no terceiro trimestre de 2012, após os procedimentos adequados das autoridades competentes”, disse o Eurobank em um comunicado.

“A venda do Eurobank Tefken – adquirido do grupo turco Tekfen em 2007 – irá melhorar a iquidez de Eurobank em 800 milhões de euros”, segundo o texto.

Com a finalidade de reforçar seu capital, o Eurobank disse que “busca uma gestão mais eficaz de seus ativos e uma redução dos custos de funcionamento para atrair a participação do setor privado na recapitalização prevista do sistema bancário grego”.

Publicidade

Está previsto que nos próximos dias o governo inicie a operação de recapitalização dos bancos gregos após as perdas importantes registradas pela condenação de parte da dívida do país em mãos privadas.

Nesta operação, denominada PSI (private sector involvement), os bancos registraram perdas de mais de 70% do valor contábil dos títulos que possuíam em seus ativos, e que foram trocados por novos.

A tentativa de fusão entre o Eurobank e Alpha Bank em janeiro foi frustrada depois que este último alegou o “impacto” no setor bancário da operação PSI.

Publicidade