Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia tem queda de 13,3% na arrecadação de impostos

Por Álvaro Campos

Atenas – A arrecadação de impostos do governo da Grécia caiu 13,3% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo noticiado hoje pelo jornal local Kathimerini, ressaltando as dificuldades que a administração enfrenta para atingir as metas de redução do déficit orçamentário.

De acordo com o jornal, nos 11 primeiros meses deste ano a arrecadação registra queda de 5% ante o mesmo intervalo de 2010, a 43 bilhões de euros. A meta de receita do governo para 2011 é de 51 bilhões de euros.

Sob os termos do pacote de resgate fornecido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), originalmente a Grécia deveria registrar um déficit orçamentário de 17,1 bilhões de euros este ano.

Entretanto, a arrecadação de impostos tem caído nos últimos meses e o país adotou uma série de novas medidas de austeridade, enquanto também revisou para cima suas previsões para o déficit. A meta do governo agora é de um déficit de 19,68 bilhões de euros, equivalente a 9% do PIB. As informações são da Dow Jones.