Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia irá honrar compromissos, dizem líderes europeus

Por Álvaro Campos

Frankfurt – O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, emitiram um comunicado conjunto hoje no qual afirmam que acreditam “totalmente que a Grécia irá honrar os compromissos” que assumiu com os líderes europeus na semana passada, quando foi anunciado um plano para conter a crise da dívida na região.

Ontem, o primeiro-ministro grego surpreendeu seus parceiros europeus ao anunciar que pretende realizar em janeiro um referendo sobre a aceitação do segundo pacote internacional de ajuda financeira. “Nós tomamos ciência da intenção das autoridades gregas de realizar um referendo. Nós estamos convencidos que esse acordo é o melhor para a Grécia”, afirma a dupla.

Barroso e Rompuy conversaram por telefone com Papandreou e estão em contato com outros membros da zona do euro, acrescenta o comunicado. As conversas devem acontecer também durante o encontro do G-20 (países com as 20 maiores economias mundiais) na França, na quinta e na sexta-feira. As informações são da Dow Jones.