Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia fecha acordo sobre novo resgate, diz ministro grego

Euclides Tsakalotos, responsável pelas Finanças, afirmou que as duas partes chegaram a um acerto sobre as regras para a liberação do resgate no valor de 86 bilhões de euros

O ministro das Finanças grego Euclides Tsakalotos afirmou nesta terça-feira que a Grécia e seus credores alcançaram um acordo sobre as regras para o terceiro programa de resgate ao país, informou a agência EFE. Tsakalotos, no entanto, reconheceu que ainda restam “um ou dois pequenos detalhes” em aberto. Na segunda, os representantes da Grécia e da zona do euro negociaram por mais de 18 horas em Atenas, com pequenas interrupções para que os gregos informassem ao primeiro-ministro Alexis Tsipras sobre o curso das conversas.

LEIA TAMBÉM:

Bolsa de Atenas tem queda histórica na 1ª sessão após reabertura

Parlamento grego aprova segunda parte do pacote de reformas

A Grécia tem pressa para conseguir a liberação do novo acordo de resgate de 86 bilhões de euros antes do dia 20, data em que vencem pagamentos ao Banco Central Europeu (BCE) no valor de 3,4 bilhões de euros. O governo grego planeja colocar o pacote em votação no Parlamento ainda nesta semana.

Os detalhes do acerto para o resgate ainda não foram divulgados pelas partes, mas entre os principais pontos discutidos nas negociações, que acontecem há semanas na capital grega, estavam quais serão as demandas dos credores sobre o orçamento do governo e como Atenas vai gerenciar a venda de quase 50 bilhões de euros de ativos estatais. As negociações também focam em como restaurar a saúde do sistema financeiro grego após os bancos nacionais permanecerem de portas fechadas durante um mês.

(Com agências EFE e Estadão Conteúdo)