Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia dissolve parlamento e confirma eleições para 17 de junho

O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, assinou neste sábado o decreto de dissolução do Parlamento, trâmite legal necessário a realização das novas eleições legislativas, convocadas oficialmente para 17 de junho.

“O decreto foi enviado à Imprensa Nacional”, confirmou uma fonte da Presidência da República.

A medida contém a convocação oficial para novas eleições legislativas antecipadas, depois de tentativas frustradas de partidos políticos de articular um governo de coalizão com a composição parlamentar que havia sido eleita no pleito de 6 de maio.

Tanto a dissolução do Parlamento como a data das novas eleições já haviam sido anunciadas. Até 17 de junho, a Grécia será governada por um gabinete dirigido pelo presidente do Conselho de Estado, Panayotis Pikrammenos.

Esquerda – Uma pesquisa do instituto Metron Analysis publicada neste sábado prevê a vitória da Coalizão de Esquerda Radical (Syriza) – que há duas semanas ficou em segundo lugar na preferência do eleitor, com 20,8% dos votos. A legenda é contrária às medidas de austeridade econômica exigidas por UE e FMI conforme o acordo feito entre esses organismos e a Grécia para a concessão de empréstimos de socorro ao país.

(Com agência EFE)