Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Grã-Bretanha quer investir US$80 bi em infraestrutura–jornal

Por Da Redação 13 nov 2011, 15h29

LONDRES (Reuters) – Ministros britânicos estão costurando um plano de 50 bilhões de libras (80 bilhões de dólares) em investimentos nos setores imobiliário e de transportes com a participação do setor privado, publicou o jornal Sunday Times neste domingo.

Segundo o jornal, o programa é a parte central de uma estratégia de promoção do crescimento a ser divulgada pelo governo em 29 de novembro.

Porta-vozes do Tesouro e do Departamento de Negócios, os dois ministérios que trabalhariam nos planos, não quiseram comentar a reportagem.

Com a crise da zona do euro piorando as perspectivas da economia britânica, o ministro das Finanças George Osborne está sob intensa pressão política para encontrar formas de estimular o crescimento da economia.

Mas ele insiste que não fugirá dos planos de reduzir o déficit orçamentário da Grã-Bretanha, dizendo que não quer colocar em risco a credibilidade com os mercados.

Fontes do governo disseram que uma parte-chave do programa de crescimento do governo é a promoção de investimentos em infraestrutura. As fontes porém não quiseram confirmar o número de 50 bilhões de libras.

Segundo o Sunday Times, Osborne quer que o dinheiro do setor privado administrado por fundos de pensão e companhias de seguro financiem programas de infraestrutura.

O governo espera que os investidores privados, frustrados com os baixos juros pagos pelos bônus dos governos, invista nos programas de infraestrutura.

Continua após a publicidade
Publicidade