Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Governo publica regulamentação de Lei do Cadastro Positivo

Sistema permite a bons pagadores tomem empréstimos com juros mais baixos. A lei, de junho do ano passado, veio em meio a um salto no crédito no país

Por Da Redação 18 out 2012, 10h31

O governo publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira regulamentação da lei que criou o Cadastro Positivo, sistema que permite a bons pagadores tomarem empréstimos com juros mais baixos. A lei, de junho do ano passado, veio em meio a um salto no crédito no país e junto com os esforços de Brasília para forçar a redução dos spreads (diferença entre os custos de captação dos bancos e a taxa efetivamente cobrada dos clientes finais).

A regulamentação do cadastro era uma das exigências cobradas pelas instituições financeiras para a redução dos spreads. O texto do decreto 7.829 regulamenta a formação dos bancos de dados de empresas de análise de crédito com informações dos consumidores bons pagadores. A empresa que quiser manter um banco de dados deverá ter patrimônio líquido mínimo de 20 milhões de reais.

Leia mais:

Demanda de crédito por empresas cai 17% em setembro

BB e Caixa respondem por 70% da alta do crédito

Mesmo com juro menor, bancos recuperarão rentabilidade

O cadastro será aberto mediante pedido do consumidor e deverá conter informações como data e valor de concessão de crédito, valores devidos e pagamentos. Entre os deveres dos bancos está a disponibilização online e gratuita para o cadastrado de informações sobre quem teve acesso ao seu histórico de créditos e indicação das fontes que encaminharam dados sobre o consumidor. O cadastrado ainda poderá pedir para que suas informações não sejam acessíveis por determinados agentes consulentes ou em período determinado de tempo.

(com agência Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade