Governo não cogita alta da gasolina ‘no momento’, diz Lobão
Ministro afirmou que falta de alinhamento de preços com o mercado internacional não compromete investimentos da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reiterou nesta terça-feira que o governo não cogita “no momento” um reajuste da gasolina. Lobão voltou a afirmar que é papel da Petrobras pedir equiparação de preços aos padrões internacionais. “O governo olha com cuidado. Olha a situação econômica do país como um todo”, afirmou, admitindo que os preços não estão alinhados com o mercado internacional. “O não alinhamento não compromete os investimentos da Petrobras”, ressaltou.
A afirmação do ministro se mostra desconexa com a realidade da empresa, que vem sofrendo perdas milionárias devido à defasagem do preço da gasolina decorrente do aumento do preço do petróleo e da alta do dólar. Segundo relatório do Itaú BBA, a Petrobras gasta 900 milhões de reais por mês com a defasagem de preços. Esse gasto adicional, calcula o banco, elevará a relação dívida líquida/Ebitda (lucro antes de juros, imposto, depreciação e amortização) para 4,2 vezes até o fim de 2014 e a relação dívida líquida/capital total a 46%.
Leia também:
Mantega tenta desconversar sobre reajuste da gasolina
De acordo com Lobão, a Petrobras cumprirá, rigorosamente, o cronograma de investimentos em 2013 e deverá ter um lucro de mais 20 bilhões de reais. “Esse argumento de que a Petrobras tem seu investimento comprometido é antigo. Ela nunca deixou de fazer seus investimentos.” Perguntado se se referia a lucro ou faturamento da estatal, ele sorriu e respondeu: “Espero que seja lucro.” Em 2012, a Petrobras registrou lucro de 21,18 bilhões de reais. Neste ano, até o primeiro semestre, o lucro da empresa é de 13,9 bilhões de reais.
O ministro, que participou do Seminário Brazil Wind Power, disse ainda que o edital de licitação do Campo de Libra, primeira área a ser leiloada como região do pré-sal, deve ser publicado ainda nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com Lobão, o Tribunal de Contas da União (TCU) não apresentou nenhuma sugestão que alterasse de forma substancial o edital. Ele afirmou ainda que o próximo leilão de energia A-5 deve incluir a solar.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.