Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo francês ameaça mobilizar Polícia se greve dos aeroportos continuar

Paris, 20 dez (EFE).- O governo francês avisou nesta terça-feira que mobilizará as forças de segurança nos aeroportos de Paris e Lyon afetados pela greve dos funcionários de controle de segurança caso a paralisação continue, anunciaram os sindicatos do setor.

‘Se a greve continuar amanhã, a Polícia fronteiriça, a gendarmaria de transporte aéreo, a tropa de choque e a gendarmaria móvel, se preciso, serão mobilizados para garantir a segurança nos aeroportos’, declarou à emissora ‘France Info’ a ministra de Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet.

Após cinco dias de greve, num dia em que houve novos atrasos em Paris e Lyon pela greve convocada pelos sindicatos dos 10 mil funcionários das empresas de segurança dos aeroportos da França para reivindicar aumentos salariais, o governo elevou o tom para tentar reconduzir a situação.

O Ministério do Interior indicou que o titular da pasta, Claude Guéant, deu ‘instruções muito precisas para que, em caso de necessidade, os policiais e a gendarmaria possam substituir os agentes em greve’.

No entanto, o secretário-geral do maior sindicato de Polícia da França, Unité Police SGP-FO, Nicolas Comte, assinalou em comunicado que ‘os policiais não têm a vocação de se transformar em ‘fura-greve”. A segunda maior união de trabalhadores do setor, Alliance, também se pronunciou no mesmo sentido. EFE