Governo Federal vai notificar Enel por falta de energia em SP, diz Dino
Grande SP tem ainda 500 mil imóveis sem energia como consequência do temporal de sexta
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o governo federal vai notificar a concessionária de energia elétrica de São Paulo, Enel, para explicar a falta de energia na cidade. O temporal de sexta-feira, que teve ventos de mais de 100 km/h, deixou estragos na região metropolitana de São Paulo e, até a manhã desta segunda-feira, 500 mil imóveis continuavam sem energia elétrica.
“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário”, escreveu Dino nas redes sociais.
Em entrevista na manhã desta segunda-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que, dos 500 mil imóveis afetados, 413 mil estão na capital paulista. Por causa da falta de energia, 12 escolas municipais não abriram e 77 semáforos estão sem operar.
De acordo com a Enel, a energia foi restabelecida para mais de 76% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado na última sexta-feira. Ao todo, 2,1 milhões de pessoas foram afetadas.
As chuvas no estado de São Paulo deixaram sete pessoas mortas, segundo o governo estadual, sendo uma em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; uma em Suzano e duas na capital, após quedas de árvores; e uma em Ilhabela, em decorrência de um naufrágio.