Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo brasileiro negocia investimento da Petrobras em leilão em Israel

Nos últimos anos, a estatal brasileira encolheu sua presença no exterior para concentrar atividades no mercado interno, especialmente no pré-sal

O Ministério de Minas e Energia negocia uma possível participação da Petrobras no segundo leilão de gás natural e exploração de petróleo em duas áreas de Israel, informou o MME, em nota oficial. Neste domingo, 31, o ministro Bento Albuquerque, que acompanha a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país, se encontrou com o ministro de Energia israelense, Yuval Steinitz.

Segundo o ministério brasileiro, esse é o segundo encontro dos dois. O primeiro aconteceu nos Estados Unidos, neste mês, durante o evento Cera Week 2019.

O ministro israelense deu como certa a participação da estatal brasileira no leilão. “Ficou acordado que a Petrobras, que está entre as maiores companhias de energia do mundo … tomará parte no processo de exploração de petróleo e gás em Israel”, disse Steinitz à Army Radio.

Além da concorrência, os ministros discutiram neste domingo a assinatura de três protocolos de cooperação: um na área de exploração de óleo e gás em águas profundas; outro relativo à regulação, envolvendo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); e outro relativo à cibersegurança, voltada para o setor de energia.

Procurada, a Petrobras informou que não irá comentar a informação do MME de que pode participar de leilão em Israel. Nos últimos anos, a Petrobras encolheu sua presença no exterior para concentrar no mercado interno, principalmente no pré-sal, que é o foco do seu plano estratégico. Para ter recursos para investir na região, a empresa tem se desfeito de ativos em outras áreas no Brasil.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)