Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Google Trends pode ajudar a prever oscilação da bolsa, diz estudo

Pesquisa publicada na Scientific Reports mostra que a dinâmica entre algumas palavras buscadas no Google pode ajudar a montar estratégias de investimento

Por Da Redação 28 abr 2013, 18h10

Um estudo publicado na semana passada na Scientific Reports mostra que o Google Trends, ferramenta que analisa a oscilação dos termos buscados no Google, pode ser útil para antever movimentos da bolsa de valores. O estudo foi feito por pesquisadores britânicos com base na dinâmica do índice Dow Jones, que serve como base para medir o desempenho da bolsa de Nova York.

Os pesquisadores utilizaram 98 termos comuns na busca do Google, como desemprego, casamento, carro e água, para determinar o humor dos mercados – neste caso, especificamente do Dow Jones. Algumas palavras, segundo os pesquisadores, servem como ferramentas úteis para determinar a tendência de alta ou de baixa do índice.

A pesquisa mostra que, quando se analisa a oscilação da palavra ‘débito’ durante uma semana, é possível montar uma estratégia de investimento vencedora. Uma simulação feita ao longo do estudo mostrou uma compra de ações logo depois que uma queda repentina nas buscas pelo termo débito foi detectada. Uma semana depois, simulou-se a venda – e, caso fosse uma operação real, o investidor teria ganhos. As inúmeras estratégias mostradas no estudo funcionaram para simulações de curto prazo, em que o investidor mantinha as ações por, no máximo, uma semana.

Leia também:

Google Glass será lançado em 2014

Lucro do Google avança 15,7% no 1º trimestre

Continua após a publicidade
Publicidade