Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Golpe do WhatsApp promete álbum da Copa e 100 figurinhas

A mensagem falsa chega até o celular da vítima disfarçada como notificação do navegador Chrome

Por Da redação 29 mar 2018, 16h11

Um golpe que circula no WhatsApp promete premiar usuários com um álbum da Copa do Mundo da Rússia e 100 figurinhas. A mensagem falsa chega até o celular da vítima disfarçada como notificação do navegador Chrome. A fraude foi detectada pela empresa de segurança Kaspersky.

  • Ao clicar na notificação, o usuário é direcionado para uma página com as cores do álbum e é convidado a responder um questionário. Para ganhar o prêmio, o site avisa que é necessário compartilhar a mensagem no WhatsApp – há uma quantidade miníma de contatos para que o usuário consiga ganhar.

    Assim que completar a etapa, a vítima é redirecionada para páginas que podem coletar dados pessoais, como o número de telefone. Com isso, o usuário pode acabar cadastrado em serviços premium, que gastam crédito do celular, ou ser apresentado a inúmeras propagandas – essa tática permite a monetização do cibercriminoso com o golpe.

    Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, outra estratégia dos cibercriminosos é copiar promoções legítimas, que sorteiam viagens e ingressos para os jogos da Copa do Mundo.

    “Promoções de bancos e cartões de crédito costumam pedir informações para confirmar se a pessoa é elegível”, afirma Assolini. “Os golpistas se valem desse fato para enviarem e-mails maliciosos e também posts patrocinados falsos para clonarem o cartão das vítimas.”

    Continua após a publicidade
    Publicidade