Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Goldman Sachs vê oportunidades em turbulência na Europa

31 Mai (Reuters) – O Goldman Sachs vê potencial de expansão na Europa com a crise na zona do euro levando os bancos a reduzirem seus balanços patrimoniais, disse o presidente do banco de investimentos nesta quinta-feira.

Gary Cohn disse em uma apresentação em Nova York que o Goldman irá olhar contrato por contrato para entender quais seriam suas exposições se um ou mais países deixassem de usar o euro e voltassem para suas moedas originais.

Mais cedo nesta quinta-feira, um alto oficial econômico da Comissão Europeia alertou que a zona do euro está sob risco, com a moeda atingido o menor nível frente ao dólar em dois anos.

Cohn destacou oportunidades de desalavancagem, com os bancos europeus reduzindo seus balanços patrimoniais pelo que ele afirmou pode chegar a 2 trilhões de dólares.

“Nós vemos um potencial muito interessante -e potencial é a palavra chave- de oportunidades na Europa”, disse ele ao responder uma pergunta sobre crescimento no continente em crise.

Quando questionado se o Goldman tinha potencial para obter ganhos mesmo com uma quebra na zona do euro, Cohn afirmou que é possível obter dinheiro em qualquer ambiente, mas que o banco estava sendo cauteloso em determinar sua exposição.

(Ben Berkowitz)