Gol demite 190 tripulantes
Companhia já havia demitido em abril 131 pessoas e são esperadas ainda mais demissões

A Gol anunciou nesta sexta-feira a demissão de 190 tripulantes, “dando continuidade a seu processo de adequação à nova realidade do mercado”, conforme disse em comunicado. “A empresa quer manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação”, completou.
A companhia não esclareceu quantos desses 190 tripulantes demitidos são pilotos, copilotos e/ou comissários de bordo. Ainda conforme o comunicado, a Gol “está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas”.
A entidade representativa de pilotos, copilotos e comissários já esperava a nova rodada de demissões. “Várias turmas de comissários estão com suas escalas sem voos. Esse número gira em torno de 150. Então, as pessoas já estão imaginando quem são os possíveis demissionários”, disse o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sergio Dias.
Em abril, a companhia aérea já havia desligado 205 profissionais, sendo 131 demitidos, 28 pediram demissão e outros 46 aderiram ao programa de licença remunerada lançado em março. Em maio, esperava-se que o empresa demitisse outros 500 funcionários, a maioria aeroviários.
A empresa apresentou um prejuízo líquido de 41,4 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, ante lucro líquido de 69,4 milhões de reais apurado no mesmo período do ano passado.
Leia mais:
Leia mais: Após ano conturbado, Gol tenta se reerguer
(Com Agência Estado)