Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

GM e Exército dos EUA criam veículo movido a pilha de combustível

Nova tecnologia reduz emissão de ruídos e poderá ser usada também na geração de energia pelas Forças Armadas

A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira que vai apresentar em outubro um veículo elétrico movido a pilha de combustível, com capacidade de converter hidrogênio em eletricidade. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Exército dos Estados Unidos.

O veículo, que tem como base a picape Chevrolet Colorado, será apresentado durante a reunião da Associação do Exército dos Estados Unidos (AUSA, na sigla em inglês) que será realizada em Washington em outubro. O Exército começará a testar o veículo em 2017.

Em 2015, a GM e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Automotivo de Tanques do Exército dos Estados Unidos (TARDEC) chegaram a um acordo para o desenvolvimento conjunto do veículo. O Exército americano está interessado na tecnologia de pilha de combustível por causa, entre outros motivos, de seu potencial para reduzir o barulho dos motores.

Leia também:
Olimpíada atrapalhou a venda de veículos, diz Anfavea
Ford prevê para 2021 frota de carros sem volantes e pedais
Conheça a Light Rider, 1ª motocicleta impressa em 3D

O diretor do TARDEC, Paul Rogers, afirmou, em comunicado, que “as pilhas de combustível são uma fonte de energia com potencial para proporcionar ao Exército capacidades incrivelmente valiosas.” Além de diminuir o ruído, a tecnologia poderá servir para a geração de energia e água.

“Esperamos que o veículo seja silencioso e possa proporcionar a geração de eletricidade para necessidades que não se restringem às do automóvel. Com os avanços na tecnologia de pilha de combustível, este é um bom momento para pesquisar sua viabilidade em condições militares extremas”, acrescentou Rogers.

(Com EFE)