Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gigantes da tecnologia compram energia eólica

Google, Microsoft e Yahoo assinaram acordos de longo prazo para abastecer seus centros com matriz energética mais limpa

Google, Microsoft e Yahoo têm optado por comprar energia eólica para abastecer seus centro de dados espalhados pelos Estados Unidos. A estratégia é estabelecer contratos antecipados e de longo prazo diretamente com empresas geradoras. As informações foram divulgadas na quinta-feira pelo jornal Washington Post.

O objetivo é garantir fonte segura e limpa de energia a um preço combinado por um período extenso. Desta forma, as empresas querem evitar a volatilidade dos valores por companhias de outras fontes de energia.

O Yahoo, por exemplo, assinou contrato em outubro com a OwnEnergy e será abastecido por campos eólicos das Grandes Planícies. O Google acertou com empresas dos Estados americanos de Iowa, Oklahoma e Texas. A Microsofot adquiriu energia eólica para abastecer seus centro de dados no Texas e em Illinois.

Leia também:

Governo recusa pedido para uso de termoelétrica

Usinas precisam dobrar água para garantir abastecimento

Google – O Google é a empresa de tecnologia líder no consumo de energia limpa. Ela tentar se abastecer de energia inteiramente renovável e ressalta que os acordos são fundamentais para a ampliação de sua participação no setor. “Como adquirimos mil megawatts de energia eólica renovável para os nossos centros de dados, pode-se dizer que usar Google é como praticar kitersurfing na internet”, disse um porta-voz da companhia ao Washington Post.