Clique e assine a partir de 9,90/mês

Gerdau tem queda de 95% no lucro do 1º tri com vendas menores no Brasil

Resultado foi influenciado pelo menor número de volumes de vendas no Brasil, mas foi parcialmente compensado por bons resultados nos EUA

Por Da Redação - 4 Maio 2016, 14h00

A siderúrgica Gerdau teve queda de 94,8% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre um ano antes, a 14 milhões de reais, afetada por menores volumes de vendas no Brasil, mas apoiada por resultados nos Estados Unidos, que ampliou sua participação no desempenho do grupo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado de janeiro a março ficou em 930 milhões de reais, queda de 15,9% na comparação anual, informou a empresa nesta quarta-feira. Já a receita líquida do primeiro trimestre recuou 3,5%, a 10,085 bilhões de reais, sobre o mesmo período do ano passado.

As vendas de aço totais recuaram 7% de janeiro a março, a 3,85 milhões de toneladas, sobre um ano antes. Contra o trimestre imediatamente anterior, houve redução de 0,9%.

No Brasil, as vendas de aço retraíram 8,7% devido ao menor nível de atividade da construção e da indústria, ocasionado pelas incertezas econômicas, disse a Gerdau. As exportações, contudo, subiram 72,5% por conta das oportunidades no mercado internacional e o câmbio favorável. Com este desempenho, a importância das operações do país no total de faturamento da Gerdau caiu de 32% para 27,9%.

Por outro lado, as vendas da unidade América do Norte subiram 2,4%, com a melhora do setor de construção não residencial. A operação ampliou sua participação no faturamento do grupo de 33,2% no primeiro trimestre de 2015 para 40% neste ano.

Leia também:

Pedidos de recuperação judicial no 1º quadrimestre têm maior nível em 10 anos

Como investimento, Leicester derrota bolsa, dólar e ouro por goleada

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade