Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gerdau tem lucro 43% menor no 3º trimestre

Empresa também afirmou que encerrou busca de parceiro para a área de mineração

A Gerdau informou, nesta quinta-feira, que o lucro líquido no terceiro trimestre de 2012 somou 408 milhões de reais, resultado que representa uma queda de 43% em relação ao verificado no mesmo período de 2011. Na comparação com o segundo trimestre houve recuo de 26%.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 1,033 bilhão, queda de 15% na relação anual. Ante o trimestre anterior a queda foi de 17%. A margem Ebitda ficou em 11%, queda de 3 pontos porcentuais ante o mesmo intervalo de 2011. Em relação ao trimestre anterior houve uma queda de 1 ponto porcentual. A receita líquida foi de 9,819 bilhões de reais, aumento de 10% em relação ao trimestre anterior queda de 2% na relação trimestral.

Mineração – A Gerdau também informou que encerrou o processo de busca por um parceiro estratégico para seu projeto integrado de mineração. Conforme fato relevante entregue nesta quinta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as propostas não atenderam às expectativas da empresa, que havia apresentado projeto a potenciais investidores com recursos de aproximadamente 2,9 bilhões de toneladas de minério de ferro. Porém, foi descoberto volume superior de recursos minerais em função da continuidade de prospecção e estudos, e atualmente a estimativa é de 6,3 bilhões de toneladas, com teor de ferro superior a 40%.

A Gerdau informa que mantém seu compromisso com o projeto de mineração e dá continuidade aos seus investimentos, com a meta de atingir 11,5 milhões de toneladas de capacidade instalada anual em 2013. O objetivo é alcançar a autossuficiência e comercializar excedentes.

O investimento previsto é de 838 milhões de reais, com um adicional posteriormente de 500 milhões de reais, com o qual a Gerdau pretende alcançar em 2016 capacidade de 18 milhões de toneladas por ano.

(Com Estadão Conteúdo)