Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Geithner questiona estrutura de conselhos regionais do Fed

WASHINGTON, 17 Mai (Reuters) – O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, afirmou nesta quinta-feira que mudanças são necessárias na configuração dos conselhos dos bancos regionais do Federal Reserve (banco central norte-americano), para evitar qualquer insinuação de que Wall Street pode ter uma influência indevida sobre eles.

Geithner foi questionado, em entrevista ao programa de TV “PBS Newshour”, sobre críticas por ter o chairman do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, como integrante do conselho do Fed de Nova York, que regula o banco de Dimon, em um momento em que perdas de 2 bilhões de dólares em operações estão sob investigação.

O secretário do Tesouro, que chefiou o Fed de Nova York antes de assumir o posto atual, observou, no entanto, que os membros dos conselhos não elaboram as regras que impõem.

“O papel deles é muito mais limitado, e o papel é ajudar a formar uma perspectiva sobre o que está acontecendo na economia como um todo”, afirmou Geithner.

“Concordo com você que essa percepção é um problema. E vale a pena tentar descobrir como consertar isso”, acrescentou ao interlocutor na entrevista.

(Reportagem de Glenn Somerville)