Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

GE investe US$300 mi no Grupo EBX, de Eike Batista

RIO DE JANEIRO/NOVA YORK, 24 Mai (Reuters) – A GE anunciou nesta quinta-feira investimento de 300 milhões de dólares no Grupo EBX, do empresário Eike Batista, em uma transação que ajudará no desenvolvimento de projetos e reforçará a estrutura de capital da holding que agrupa empresas de petróleo, mineração, logística, entre outras.

Sob o acordo, a GE assumirá uma participação acionária minoritária de 0,8 por cento na Centennial Asset Brazilian Equity e em outras holdings offshore do Grupo EBX, segundo comunicado.

A Centennial é a companhia de investimento do bilionário brasileiro, cujas empresas incluem a petrolífera OGX, a LLX (logística), OSX (estaleiro), MMX (mineração), MPX Energia, entre outras.

A GE já fornece equipamento e serviços para a EBX, como turbinas e equipamento de energia, e é potencial fornecedora para os segmentos de petróleo e construção de navios.

“Esse investimento está em linha com uma série de objetivos comuns que a GE e o Grupo EBX têm focado ao longo dos últimos anos e consolida ainda mais a relação estreita entre as duas organizações”, afirmaram em nota.

A parceria estratégica constitui um investimento minoritário da GE na Centennial, sem alterações no controle, na gestão ou nas atividades diárias das empresas de capital aberto de Eike Batista.

Neste ano, a Mubadala Development Company , de Abu Dhabi, investiu 2 bilhões de dólares por 5,63 por cento do capital da Centennial, fornecendo novo capital para o conglomerado brasileiro. O negócio marcou o maior investimento único do grupo na América Latina.

Outros parceiros de Eike incluem a Hyundai e a alemã E.ON.

(Por Nick Zieminski em Nova York; Jeb Blount e Sérgio Spagnuolo no Rio de Janeiro)