Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

GDF Suez aumenta expansão em mercados emergentes

Por Da Redação 9 dez 2011, 12h35

Por Muriel Boselli

PARIS, 9 Dez (Reuters) – A companhia francesa de energia GDF Suez planeja destinar um terço de seu investimento para mercados emergentes nos próximos cinco anos com o objetivo de diminuir a dependência da Europa.

A GDF Suez também quer dobrar as vendas de gás natural liquefeito (GNL) a essas economias para 68 terawatt-hora até 2020 e aumentar a capacidade de energia instalada para 150 gigawattsv(GW) até 2016, com 90 GW fora da Europa, disse a companhia durante encontro com investidores nesta sexta-feira.

O presidente-executivo Gerard Mestrallet disse ao Financial Times que a companhia gastará até 55 bilhões de euros (73 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos na tentativa de dobrar o tamanho na Ásia.

O grupo prevê um grande crescimento na demanda por gás na Ásia. A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) prevê que os chineses consumirão quatro vezes mais gás, para 500 bilhões de metros cúbicos até 2035.

A GDF Suez e a China Investment Corp (CIC) assinaram acordos de 3 bilhões de euros em outubro como parte da estratégia de expansão da companhia francesa na Ásia, dando ao fundo de gestão de riqueza soberana uma fatia generosa de seus ativos de produção de gás e petróleo.

Continua após a publicidade

Publicidade