Clique e assine a partir de 9,90/mês

Gastos de brasileiros no exterior é o menor para julho desde 2010

Com o dólar alto, eles estão diminuindo o volume de compras lá fora; a despesa de estrangeiros em viagem pelo Brasil também caiu

Por Da Redação - 25 ago 2015, 12h41

Com o dólar alto, os gastos dos brasileiros no exterior continuam caindo. Em julho, mês de férias escolares, as despesas de brasileiros em viagens internacionais somou 1,67 bilhão de dólares. Trata-se do menor valor para os meses de julho desde 2010, quando chegou a 1,53 bilhão de dólares. Em relação a igual mês de 2014, houve uma queda de 30,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central.

Só em julho, a moeda americana acumulou alta de 10% sobre o real e, no ano, pouco mais de 30%. Com essa valorização, o preço dos bens e serviços consumidos em outros países ficam mais caros.

O gasto dos estrangeiros em passeio pelo Brasil totalizou 468 milhões de dólares em julho, o que representa uma redução de 40,4% ante o mesmo período do ano passado. A instituição ressalta que em julho de 2014 foi realizada a Copa do Mundo, o que “contribuiu para elevar a base de comparação dos gastos de turistas estrangeiros no país”

No acumulado dos últimos sete meses, a diferença entre o que os brasileiros gastaram lá fora e o que os estrangeiros desembolsaram no país ficou negativo em 8,20 bilhões de dólares. Em igual período do ano passado, esse valor era de 10,48 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Só no mês passado, o saldo líquido dessa conta ficou em 1,20 bilhão de dólares, o que corresponde a uma queda de 25,5% em relação a julho do ano passado.

Leia também:

Importação de combustível cai e alivia a balança comercial

Saída de dólares supera entrada pelo 3º mês seguido em julho

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade