Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gastos de brasileiros no exterior é o menor para julho desde 2010

Com o dólar alto, eles estão diminuindo o volume de compras lá fora; a despesa de estrangeiros em viagem pelo Brasil também caiu

Com o dólar alto, os gastos dos brasileiros no exterior continuam caindo. Em julho, mês de férias escolares, as despesas de brasileiros em viagens internacionais somou 1,67 bilhão de dólares. Trata-se do menor valor para os meses de julho desde 2010, quando chegou a 1,53 bilhão de dólares. Em relação a igual mês de 2014, houve uma queda de 30,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central.

Só em julho, a moeda americana acumulou alta de 10% sobre o real e, no ano, pouco mais de 30%. Com essa valorização, o preço dos bens e serviços consumidos em outros países ficam mais caros.

O gasto dos estrangeiros em passeio pelo Brasil totalizou 468 milhões de dólares em julho, o que representa uma redução de 40,4% ante o mesmo período do ano passado. A instituição ressalta que em julho de 2014 foi realizada a Copa do Mundo, o que “contribuiu para elevar a base de comparação dos gastos de turistas estrangeiros no país”

No acumulado dos últimos sete meses, a diferença entre o que os brasileiros gastaram lá fora e o que os estrangeiros desembolsaram no país ficou negativo em 8,20 bilhões de dólares. Em igual período do ano passado, esse valor era de 10,48 bilhões de dólares.

Só no mês passado, o saldo líquido dessa conta ficou em 1,20 bilhão de dólares, o que corresponde a uma queda de 25,5% em relação a julho do ano passado.

Leia também:

Importação de combustível cai e alivia a balança comercial

Saída de dólares supera entrada pelo 3º mês seguido em julho

(Da redação)